Depressão e tristeza; quando procurar ajuda

Escrito por Super User. Publicado em Informativos

Sentir-se infeliz, solitário e querer isolar-se faz parte dos sentimentos que vivenciamos durante nossa vida. Muitas pessoas já sentiram assim em algum momento, seja por algum acontecimento desestabiliza, seja por nenhum motivo aparente.

A depressão e tristeza tornam-se preocupantes quando nos sentimos assim na maior parte do tempo, quando não demonstramos interesse ou prazer por atividades que antes nos motivava, quando preferimos nos isolar a ficar com a família ou amigos.

Durante a depressão temos dificuldade de tomar decisões, de procurar soluções para nosso estado de desanimo, o que, freqüentemente, atrasa a procura de uma ajuda terapêutica. Neste período a pessoa pode ter desconfortos de ordem física, o que a faz pensar que algo orgânico esta provocando este estado deprimido.

Segundo a Classificação Internacional de Doenças ( Cid-10) : “Nos episódios típicos de cada um dos três graus de depressão: leve, moderado ou grave, o paciente apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite. Existe quase sempre uma diminuição da auto-estima e da autoconfiança e freqüentemente idéias de culpabilidade e ou de indignidade, mesmo nas formas leves. O humor depressivo varia pouco de dia para dia ou segundo as circunstâncias e pode se acompanhar de sintomas ditos "somáticos", por exemplo perda de interesse ou prazer, despertar matinal precoce, várias horas antes da hora habitual de despertar, agravamento matinal da depressão, lentidão psicomotora importante, agitação, perda de apetite, perda de peso e perda da libido”.

Devido a todos estes sinais e sintomas é que a ajuda de um profissional é muito importante neste momento. Muitas vezes é necessário fazer um acompanhamento em conjunto: psicologia e psiquiatria. 

Aposentadoria: período de novas escolhas e possibilidades

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Durante toda a vida muitas pessoas dedicam-se à realização profissional, preparam-se para uma carreira, para o caminho dentro da profissão e desejam alcançar sua realização profissional, ao atingirem o status pretendido.

Muitas vezes, todo esse reconhecimento leva tempo, investimento emocional e financeiro. E, quando todo este status é alcançado, quando o profissional sente que chegou ao cargo sonhado, já está próximo de sua aposentadoria.

Os problemas psicológicos da aposentadoria acontecem quando a pessoa sente esse momento como um momento de PERDA: perda da “rotina” que conhecia e que lhe dava certa segurança, perda da utilidade social e perda da referência de “ser profissional”, isto é, uma perda da própria identidade profissional.

A aposentadoria é um período de reestruturação de atividades e valores. É neste período de transformações que a família e amigos têm suas importâncias aumentadas. A pessoa é “convidada” a retomar sua vida em família, passa a ocorrer maior convivência entre marido e mulher, com os filhos, amigos, enfim... o que chamam de “descansar e curtir a vida”.

O momento de aposentadoria pode ser usado para refletir sobre os rumos e escolhas que foram feitos durante a vida e para o planejamento e a realização de novos desafios e sonhos. Mas, muitas pessoas sentem tristeza, angústia e podem, inclusive, entrar em quadros de depressão. Essas complicações decorrem da impossibilidade de fazer um necessário luto pelos aspectos que foram perdidos e deixados para traz e, ainda, pelo fato de  não conseguirem aproveitar e “curtir” as conquistas que foram realizadas na vida profissional.

Preparando-se para a aposentadoria, nos últimos anos de trabalho antes dela e, evidentemente, no período imediato pós aposentadoria, pode ser bastante importante que o sujeito busque apoio psicológico. É a busca por um espaço de acolhimento e reflexão sobre as preocupações e angústias, para buscar novos desafios e novos sentidos para a vida futura, de forma a descobrir novas fontes de motivação e prazer, fora do ambiente profissional que tomou tanto tempo e espaço durante grande parte da vida.

Como combater o stress

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Inúmeras situações da vida cotidiana, nas grandes cidades, podem causar o chamado stress, em função de um acúmulo de ansiedades, ou seja, de energia no campo psíquico: desde o trânsito, até problemas de ordem pessoal, econômicos, profissionais, familiares, além da correria do dia a dia. Também há quadros de stress que são decorrências de uso de substâncias psicotrópicas (álcool, remédios e drogas) ou de doenças orgânicas.Enfim, há diversas causas para o estresse.

Situações em que o sujeito se sente sobrecarregado são algumas das causas mais freqüentes de stress. As situações de sobrecarga podem ser geradas por questões difíceis e desafiadoras, ou ainda, por eventos que podem ser interessantes e positivos, mas que geram gastos de energia, como por exemplo: fazer uma compra ou aluguel de imóvel, organizar o próprio casamento, a constituição de uma família, a gravidez etc.

Há alguns sinais e sintomas simples, que podem ser representativos dos quadros de stress: redução da produtividade, cansaço, distrações, faltas na escola ou no trabalho. Há, contudo, sintomas mais sérios: insônia, irritabilidade, sensações de grande desprazer, desinteresse e monotonia nas atividades cotidianas. Na realidade, esclarecemos que alguns desses sinais são absolutamente comuns na vida de todos nós, podendo advir de diversos quadros (mesmo situações que não caracterizam nenhum tipo de doença); mas, quando não estão isolados, podem ser bastante incapacitantes e estressantes.

Apenas um profissional da área da psicologia ou medicina pode avaliar a situação clínica e perceber se o quadro desenvolvido pelo sujeito é proveniente de um diagnóstico de stress, ou se trata de uma condição mais comum da vida.

A ideia de mudança dos hábitos é bastante comum e correta, quando se pretende diminuir o nível do stress. A questão é que nem sempre isso é simples ou fácil de ser atingido: melhorar a alimentação, a quantidade e qualidade do sono, ingerir menos bebidas alcoólicas, cafeína, fumar menos ou não fumar, fazer esportes com regularidade, ter uma vida afetiva e sexualmente saudável, passear e viajar, além de outras formas de lazer, tudo isso é útil e necessário para combater os acúmulos de energia que geram o stress. Mas, há momentos em que se necessita de auxílio mais específico, como o de um psicólogo. Repensar a vida, observar o que se passa, dividir as angústias, ouvir as avaliações de um profissional, isso é de extrema importância. Algumas vezes, além da psicoterapia, pode se útil um tratamento medicamentoso. Todavia, ressaltamos que não se deve tomar remédio de forma leviana, sem que haja, realmente, a recomendação feita por um médico capacitado. Enfim, busque mais informações e não deixe que o stress tome conta, procure um especialista.

Locação de Sala por horário para Psicólogos

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A Clinica Netpsi possui locação de horário para Psicólogos. 

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