Viva melhor com o adolestente

Escrito por Super User. Publicado em Netpsi Indica

 A Editora Larousse do Brasil lança, durante a XII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro (12 a 22 de maio, no Riocentro), a obra “Viva melhor com o adolescente”, que reúne textos de psicólogos, psiquiatras e educadores da França e do Brasil sobre temas delicados e polêmicos como drogas e gravidez, e outros assuntos que fazem parte do cotidiano do adolescente, como a escolha de amigos esquisitos (para os pais) e a tietagem de ídolos e gente famosa.

Os psicólogos brasileiros Cláudio Picazio e Marcello Sodelli são responsáveis por seis dos onze capítulos do livro. Os outros cinco, escritos por autores franceses, foram adaptados para a realidade brasileira. A obra foi organizada pela psiquiatra, Sylvie Angel, que trabalha na área de terapia familiar e psicologia infantil. Sylvie criou e foi diretora do Centro de Terapia Familiar Monceau, e também vice-presidente da Sociedade Francesa de Terapia Familiar de Paris.

As ilustrações humoradas e coloridas, feitas por Soledad Bravi, tornam a leitura mais agradável e dinâmica. Soledad é diplomada em artes gráficas pela École Supérieure d’Arts Graphiques et d’Architecture Intérieure (ESAG), em Paris e dedica-se à ilustração de revistas como Figaro-Madame e Elle, e à edição de livros para crianças.

O Livro

O primeiro e o segundo capítulos de “Viva melhor com os adolescentes” abordam em linhas gerais as características principais dos jovens e desmistificam a crença de que todo adolescente passa por um processo de crise obrigatória entre a infância e a vida adulta. O primeiro capítulo discute as atitudes e o comportamento dos jovens entre 11 e 14 anos, e o segundo, dos jovens entre 15 e 21 anos.

Heróis, ídolos e estrelas é o nome do terceiro capítulo da obra, que discute a idealização de uma pessoa ou grupo com que o adolescente se identifica. O quarto capítulo discute um tema difícil para a maioria dos pais: quem são os amigos do filho? Onde eles se encontram? O que eles fazem? Essas e outras perguntas são respondidas no capítulo Amigos e Colegas.

O quinto capítulo, Escrever um diário, responde entre outras perguntas, por que os jovens gostam de escrever para si mesmos? O sexto capítulo, chamado Mitos sobre a adolescência, como o próprio nome já diz, esclarece algumas dúvidas sobre essa fase do desenvolvimento humano, como por exemplo: “Todos os adolescentes que usam drogas ficam viciados?” ou “Adolescentes adoram desafiar os pais?”.

A adolescência é uma fase de conquista do mundo social, de tentar ocupar um lugar e marcar um espaço muito além das fronteiras familiares, por isso, o sétimo capítulo aborda o tema a Educação para a Civilidade. O oitavo e nono capítulos abordam a questão da imagem para o adolescente. Espelho, Espelho Meu e Anorexia e Bulimia trataram dessa difícil questão na vida desses jovens.

O décimo capítulo, A compreensão do uso de drogas, discute a questão dos adolescentes, que às vezes experimentarem tudo no limite, inclusive as drogas. Gravidez na adolescência é o nome do décimo primeiro e último capítulo da obra. Nesse texto, o autor comenta esse fenômeno em nível nacional e mundial.

Todos os capítulos do livro contam com pesquisas e dados que enriquecem o texto básico do livro, e ajudam os pais a conhecer melhor a realidade de seus filhos adolescentes.

Autores Brasileiros

Marcelo Sodelli

Psicólogo, professor universitário, e doutorando no departamento de Psicologia da Educação, na PUC-SP, onde também pesquisa a prevenção do uso nocivo de drogas e forma professores sobre o tema. Foi coordenador da área de prevenção de drogas do Projeto de Educação Preventiva e Sexualidade (PEPS), promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, entre 2000 e 2002. Hoje dirige os projetos do Núcleo de Estudos e Temas em Psicologia (NETPSI), atuando em diversas instituições da rede pública e particular de ensino.

Cláudio Picazio

Psicólogo especializado em sexualidade humana e psicoterapia de família e casal pelo Instituto Sedes Sapientae, de São Paulo. Consultor de projetos especiais da Secretaria de Educação, formando educadores e psicólogos em sexualidade para orientarem professores da rede municipal. Coordenador do módulo de sexualidade dentro do programa de educação preventiva da Prefeitura de São Paulo. Consultor do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde para acompanhar projetos de prevenção com adolescentes hiv positivos. Atende a adolescentes hiv positivos no projeto Tecer o Futuro da ong Reviver, financiado pela Unicef. É autor de livros sobre sexualidade.

VIVA MELHOR COM O ADOLESCENTE

Editora: Larousse do Brasil

Organizadora: Sylvie Angel (organizadora)

Textos brasileiros: Cláudio Picazio e Marcelo Sodelli

Prefácio: Laura Bacellar

Tradução: Luiza Silveira e Fernando Murat

Ilustradora: Soledad Bravi

Formato: 16 x 23 cm

Nº de páginas: 112

Acabamento: brochura

ISBN: 85-7635-052-1

Preço: R$ 29,90

Mais informações:

Communica Brasil - Tels.: (11) 3865-3534 / 3864-7484

Andrea Funk

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.